21 de abril de 2008

Amor aos livros e à São Jorge



“Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem.” (Jorge Ben em Jorge de Capadócia / Disco Solta o Pavão, 1975)

Dia 23 de abril, dia de São Jorge e dia mundial do livro, é a data escolhida pelo Sempre Um Papo há 12 anos, para celebrar o amor ao livro e à literatura. Inspirado na tradicional festa catalã, o projeto apresenta na próxima quarta-feira em Belo Horizonte uma extensa programação cultural, toda ela com entrada franca. Em moldes brasileiros e espanhóis, a colorida Praça da Liberdade, onde inclusive estão expostas algumas das belíssimas esculturas de Amilcar de Castro, empresta seu cenário para uma celebração que une arte, diversidade cultural e, porque não, generosidade.

As referências à literatura no dia 23 são inúmeras. Marca, curiosamente, o nascimento e a morte de William Shakespeare (1564-1616); o falecimento de Miguel de Cervantes, autor célebre de “Dom Quixote de La Mancha”; o “Dia do Livro” em diversos países do mundo e, dentre outros, o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor”, declarado pela Unesco em 1995. Juntando a tudo isso um ano de 2008 repleto de comemorações tupiniquins, dentre as quais, os 50 anos da bossa nova, está armada, para o bem de todos os credos, a Festa São Jorge de Livros e Rosas.

Enquanto os participantes trocam livros novos e usados por rosas, os quais serão doados para oito bibliotecas comunitárias de Minas, a “Corporação Musical Santa Cecília”, banda de Barão de Cocais, anima a festa, a partir das 18h, com um amplo e irreverente repertório que passa pela bossa nova e samba até o tipicamente brasileiro forró. Monitores e alunos do “Espaço Dança”, além de rodopiarem pela Praça, também vão ensinar os passos. Às 20h, a “Cia. de Dança Flamenca Los Del Rocío” celebra a cultura espanhola mostrando um dos seus grandes ícones, a dança. Durante o evento, os atores Júlio Vianna e Reginaldo Santos, integrantes do “Grupo de Teatro 4comPalito”, em cartaz no Teatro Francisco Nunes com a peça Quixote, encenam uma performance cheia de surpresas.

Em tempos de políticas controversas, celebrar a arte catalã em terra verde-amarela é um ato, em primeiro lugar, de etérea elegância. Salve Guerreiro Jorge.


Festa São Jorge de Livros e Rosas
23/04/2008, quarta-feira, entre 18 e 21h
Praça da Liberdade (s/n – Funcionários)
Mais informações: (31) 3261-1501

3 comentários:

Anônimo disse...

E salve os Jorges! Amado, Benjor, Luis Borges, de Sena, Aragão... :)

"Belezas e Encrencas" por um Assessor de Imprensa disse...

Salve, Salve!
Não só a Jorge, mas a todos nós, guerreiros do dia-a-dia.

Também adorei seu blog. Obrigado pela visita lá no Belezas.
Volte sempre!

Renan.

Júlia Tavares disse...

Oi, Renata! Só esses dias descobri que a moça que deixou um recado no meu blog é a assessora de imprensa que me atendeu tão bem na cobertura da festa Jão Jorge! Que legal!
Gostei do seu blog! :-)
Um beijão!