14 de junho de 2008

BAQUE VIRADO propõe novo movimento cultural em Belo Horizonte



Estréia em Belo Horizonte nesse mês de junho o Movimento Baque Virado, idéia que nasceu do desejo de reunir boa música e pessoas antenadas com o que rola de mais original e inusitado no cenário cultural. O ‘Baque Virado’, nome que vem da cultura do Maracatu e significa duplicar o toque da orquestra de percussão, dobrando o som, presta na sua 1ª edição, uma homenagem à cultura pernambucana. Otto, ex-percussionista da primeira formação da Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A, os Djs, Chicão e Zubreu, e os Vjs, Daniel e Pedro, compõem esse movimento que anuncia ultrapassar as batidas comuns. Dia 27 de junho, sexta-feira, às 22 horas, no Soul Uai (Jardim Canadá, atrás do Mix Garden).

Produzido pela ‘Patuá’, produtora de eventos musicais que tem como objetivo promover o intercâmbio da cultura brasileira, o 1º Movimento Baque Virado surge como nova opção de diversão na capital mineira. Além de fazer circular diferentes manifestações artísticas, o ‘Movimento’ pretende mostrar que há um mundo musical surpreendentemente rico a ser explorado. A experimentação e fusão de elementos regionais, globais e contemporâneos vêm de encontro com a proposta do ‘Baque’. Segundo Salmer Martins, produtor e um dos criadores da Patuá, uma das intenções é, de fato, preencher as lacunas do mercado cultural belo-horizontino. Para ele é apenas o começo, já que a proposta da produtora é realizar mais três edições do ‘Baque Virado’ em 2008. “Um passo a frente e você já não está mais no mesmo lugar”, arremata Salmer, citando o mestre do ‘mangue beat’, Chico Science.

Otto, nascido no sertão pernambucano, e hoje, artista do mundo, foi o escolhido para representar o “1º Movimento Baque Virado” em Belo Horizonte. O músico, que viveu e tocou na França, passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo, rumou para o Recife – quando conheceu Chico Science e Fred Zero Quatro –, criou seu estilo, a partir de diversas correntes, histórias, percepções e influências. Autor de um trabalho inventivo e estimulante, numa colagem de maracatu com ‘drum'n'bass’, forró com rap, raiz com modernidade, o pernambucano e seus parceiros de banda apresentam em BH um show criativo, com um repertório que passeia pela trilogia “Samba Pra Burro”, “Condom Black”, “Sem Gravidade”, e vários outros trabalhos.

A pista, antes e depois do show de Otto, fica por conta dos Djs, Chicão e Zubreu, que vão tocar o melhor da MPP (Música Popular Pernambucana); samba-rock, emboladas, maracatus, eletrônica e dub, todos bem temperados. Também em cena os Vjs, Daniel e Pedro, cujas imagens inéditas darão à noite o tom de surpresa. Os quatro, acostumadíssimos com a tríade ‘música, diversão e arte’, prometem dar o que falar e o que dançar.

Como a idéia é essencialmente se divertir, está sendo criada uma estrutura, na qual a segurança e o conforto têm lugar de destaque. Sinalização nas proximidades do local, monitoração dos veículos, segurança reforçada, parceria com o ‘Focaccia Bar e Restaurante’, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, iluminação e som de qualidade e decoração temática são alguns dos itens que fazem parte do “Movimento Baque Virado”. Para Carol Falci, uma das produtoras da Patuá, um público exigente espera que em bons eventos haja a combinação de diversão, conforto, segurança e alegria. “Estamos trabalhando para que o ‘Movimento’ seja impecável e chegue para ficar”, conclui.


1º Movimento Baque Virado - [Otto + Djs + Vjs]
Dia: 27 de junho, sexta-feira, às 22 horas
Local: Soul Uai (Jardim Canadá, atrás do Mix Garden)
Ingressos: R$30,00* (antecipado) e R$40,00* (no local)
*1/2 entrada estendida a todas as categorias
Ponto de Venda: Black Boots
(Rua Fernandes Tourinho, 182, Savassi / BH – Tel.: (31) 3281-8845)
Mais informações: (31) 8711-3008


[Imagem: Carol Falci]

4 comentários:

Anônimo disse...

O meu palpite é: PERFEITO.
Não perco por nada.

Grande beijo.

Você é um sucesso sempre!!!

Silvia

Anônimo disse...

Oi Renata Gonçalves!

Depois das Primeiras Histórias...a graça! Porém, acho o nome inadequado, pois sua riqueza e suavidade com as palavras não são meros instantes, mas permanece com seu leitor por bom tempo.

Felicidades! Achei legal ter encontrado suas histórias novamente, seja as primeiras, segundas...

abraços,

Paulo Leite
pauloigorll@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi Renata Gonçalves!

Depois das Primeiras Histórias...a graça! Porém, acho o nome inadequado, pois sua riqueza e suavidade com as palavras não são meros instantes, mas permanece com seu leitor por bom tempo.

Felicidades! Achei legal ter encontrado suas histórias novamente, seja as primeiras, segundas...

abraços,

Paulo Leite
pauloigorll@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Mais um blog abandonado...
ô meu deus...